Repórter Dom Total
A beatificação de Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife e patrono da Escola Superior Dom Helder Câmara, está mais próxima de ser concretizada com a visita do papa Francisco ao Brasil, no mês de julho. Representantes da Igreja Católica brasileira pretendem aproveitar a presença do pontífice para apresentar as milhares de assinaturas que foram recolhidas no país e no exterior, durante anos, com o pedido.
A reivindicação havia sido feita, pela primeira vez, em 2008, quando um documento, elaborado pelo Encontro Nacional de Presbíteros, foi encaminhado à Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano.
O processo de beatificação compreende duas fases. Na primeira, a Igreja local em que o candidato viveu deve juntar informações, como documentos e testemunhos, a respeito da vida, das virtudes e da reputação de santidade do candidato. Uma vez que a fase diocesana é aberta, o candidato pode ser referido com um Servo de Deus.
Na segunda, o processo é enviado ao Vaticano, onde será encaminhado para a Congregação para a Causa dos Santos. Uma comissão de cardeais, bispos e teólogos avaliará o processo e, em seguida, apresentará os resultados ao papa, para sua deliberação.
Dom Helder Câmara
A beatificação de Dom Helder Câmara é ansiosamente aguardada por toda comunidade católica brasileira pela grande contribuição social e humanística à sociedade. Fervoroso defensor dos direitos humanos e sociais, foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.
Também era conhecido pelas suas ideias a respeito da importância da educação na vida das pessoas. Para ele, “a maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar”.
SAIBA MAIS SOBRE DOM HELDER CÂMARA!
Fonte: DOM TOTAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário