sábado, 19 de julho de 2014

Escritor Rubem Alves morre aos 80 anos em Campinas (SP)

Quem sou eu?

Minha filosofia pode ser resumida em duas frases latinas: "Tempus Fugit": o tempo foge, passa, tudo é espuma... E "Carpe Diem": colha cada dia como um fruto saboroso que cresce na parede do abismo. Colha hoje porque amanhã estará podre. Sonho em ter tempo para aprender a vagabundear.

O que tenho sentido? Beleza. Nostalgia. Tristeza. Cansaço. Urgência. A curteza do tempo. Esperança? Sonhei ser um pianista. Mas os deuses tinham outros planos para mim. Gosto de brincar com palavras. Por isso sou escritor. Escritores e poetas são meus companheiros.

Dentro de mim mora um palhaço e um poeta: riso e beleza... Se eu não fosse escritor acho que seria um jardineiro. No paraíso Deus não construiu altares e catedrais. Plantou um jardim. Deus é um jardineiro. Por isso plantar jardins é a mais alta forma de espiritualidade. Acredito, como poeta e palhaço, que o fruto paradisíaco era o caqui...

Mas a melhor resposta à pergunta "quem é Rubem Alves?" foi um menininho que deu: "Rubem Alves é um homem que gosta de ipês amarelos..."

Rubem Alves nasceu no dia 15 de setembro de 1933, na então Dores da Boa Esperança hoje Boa Esperança, em Minas Gerais. Estudou teologia no seminário Presbiteriano do Sul. Era pedagogo, poeta e filósofo, cronista, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros para crianças e psicanalista, conta com mais de 160 títulos publicados e distribuídos em 12 países.

FONTE: INSTITUTO RUBEM ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário